terça-feira, 5 de setembro de 2017

Doutrinas Sociais do Século XIX

Como conseqüência das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, surgiram no século XIX, uma série de doutrinas de caráter social. As terríveis condições de trabalho e de vida do proletariado industrial inspiraram alguns pensadores a questionar a sociedade capitalista. No começo do século XIX, surgiram os pensadores socialistas. Os mais destacados pensadores socialistas do século XIX foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, autores do famoso Manifesto comunista (1848). Eles acusaram os outros socialistas de serem “utópicos”, ou seja, de não conseguirem mostrar como se poderia destruir o capitalismo e construir uma nova sociedade. (“Utopia” significa “sonho bonito, mas irrealizável”).Marx e Engels fundaram o socialismo científico. Outra doutrina política revolucionária do século XIX foi o anarquismo, cujo principal defensor era o russo Bakunin. Os anarquistas rejeitavam qualquer instituição na qual houvesse pessoas dando as ordens e pessoas obedecendo. Para eles, ninguém tem o direito de dar ordens a outro ser humano. Representantes do movimento operário europeu (socialistas utópicos, sindicalistas, marxistas, anarquistas etc.) fundaram em 1864 a Primeira Internacional,que tinha por objetivo apoiar a luta dos trabalhadores do mundo inteiro. Mas as disputas entre as várias correntes políticas acabaram dissolvendo a Internacional (1876).  Os principais foram os franceses Saint-Simon e Fourier e o inglês Charles Owen. Eles criticavam o individualismo capitalista e propunham a criação de uma sociedade baseada na igualdade e no trabalho cooperativo.
Socialismo Utópico
Valores Liberais:
defende a propriedade privada.
Propõe uma divisão ideal da propriedade:
Saint-Simon (1760-1858) pensava uma  sociedade industrial dirigida por produtores: classe operária, empresários, sábios, artistas e banqueiros.
Socialismo Cristão
Religião como instrumento de justiça social.
O patrão deve respeitar a dignidade do trabalhador.
Contrapõe-se ao Socialismo Científico.
Anarquismo
Denomina um termo amplo que abrange desde teorias políticas
a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado…
enquanto autoridade imposta e detentora do  monopólio do uso da força.
Os anarquistas são contra a ordem hierárquica que não seja livremente aceita,
Para os anarquistas, anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem.
Socialismo Científico
Karl Marx (1818-1883)
Não propôs uma sociedade ideal e sim analisar o capitalismo, conhece-lo para transformar a realidade.

1) (UFES) As Revoluções de 1848 foram provocadas por diversos fatores, destacando-se, entre outros:

a) o fascismo, o comunismo e o positivismo;

b) a social-democracia, o anarquismo e o comunismo;

c) o sindicalismo, o republicanismo e o conservadorismo;

d) o liberalismo, o nacionalismo e o socialismo.

e) o populismo, a social-democracia e o parlamentarismo.

Alunas: Isabella e Sthella

Um comentário:

  1. Resposta: Letra D
    * A Primavera dos Povos ocorre em 1848, onde uma série de países europeus promovem insurreições e vão extinguindo pouco a pouco as monarquias vigentes. Isto tudo ocorre com um sentimento liberal e nacional. Neste mesmo ano é publicado o Manifesto Comunista, de Karl Marx, que seria a primeira representação pública da opção de um novo sistema.

    ResponderExcluir

Independências da América

As independências da América ocorreram de maneiras diferentes,a América estava sobre domínio da Inglaterra,Espanha e Portugal. Os moviment...