-Muitas regiões esquecidas passaram a ser lembradas, como África e Ásia no Imperealismo dessa época.
- A Inglaterra, nos dados momentos, era contra o tráfico negreiro e a escravidão no Brasil.
- A onda globalizante dessa época, parecida com a dos tempos atuais, permitiu um salto na ciência da época, em especial na biologia, medicina e física por exemplo, graças a eficácia dos meios de transporte e comunicações da época, como rádio, telégrafos, ferrovias, navios à vapor, correios, etc. Com meios de comunicação mais acessíveis, cientistas de várias partes do mundo trocavam conhecimentos mais rápido por cartas, permitindo bom desenvolvimento nos meios acadêmicos.
Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje.
Como pontos negativos:
-empobrecimento, subdesenvolvimento, perda da identidade cultural: a exportação de capitais e de produtos manufaturados proporcionou lucros elevados e enriqueceu enormemente os países industrializados, pois nas colônias, os juros cobrados eram altos, o preço das terras e dos salários eram baixos e as matérias primas baratas.
-os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.
-Exploração da mão-de-obra e dizimação de populações nativas da África e Ásia.
-Desenvolvimento de teorias racistas (darwinismo social).
-Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação. Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra, ocorrido na época da segunda revolução industrial.
ResponderExcluirO Imperialismo dito em poucas palavras seria o ponto máximo do desenvolvimento desenfreado do capitalismo de capital. Esta prática um pouco diferenciada do colonialismo da América, pelos portugueses e espanhóis no século XVI.
Os principais Países que adotaram a prática do Imperialismo
Reino Unido
França
Bélgica
Holanda
Itália
Alemanha
Portugal
Espanha
Países Baixos
Japão
Rússia
Estados Unidos
Império Otomano